Entre as causas desta síndrome estão lesões ou malformações do cérebro, como, por exemplo, ausência do corpo caloso, que desencadeia um desligamento dos hemisférios do cérebro. Estudos já mostraram que pessoas que já nasceram com isso podem desenvolver ligações alternativas, unindo os dois hemisférios num só.
Essas lesões explicam por que é mais frequente em homens -4 a 6x- , pois durante o desenvolvimento do cérebro, o lado esquerdo desenvolve mais lentamente que é justamente o tempo mais frequente, assim a testosterona pode agir para como toxina para esse tecido cerebral.
Tais lesões no lado esquerdo provocam uma compensação fazendo com que o lado direito desenvolva funções latentes, usando um tecido que seria utilizado para outras coisas. Talvez isso explique por que os portadores desenvolvem áreas como a música, a pintura e o cálculo, pois estão relacionadas ao lado direito.
O Autismo está presente somente em 50% das pessoas com Síndrome Savant. Os outros 50% apresentam outras formas de limitação em seu desenvolvimento, como retardo mental ou outra lesão no sistema nervoso central. O QI dessas pessoas costuma variar entre 40 e 70, mas pode chegar a 114, sendo que uma pessoa é considerada 'normal' a partir de 90.
É possível encontrar três classes distintas de pessoas com Síndrome de Savant:
Savant habilidoso: é o tipo mais comum. São as pessoas que têm obsessão ou grande preocupação em decorar coisas triviais, como músicas, esporte, mapas, fatos históricos, etc.
Savant talentoso: é representado pelas pessoas que possuem grande deficiência cognitiva, porém também tem um grande talento, pode ser voltado para música, arte, normalmente uma área específica.
Savant prodígio: nesta classificação encontramos as pessoas que possuem habilidade extremamente proeminente, que não poderia ocorrer com pessoas fora dessa condição.
Quem primeiro descreveu o savantismo foi o médico Langdon Down – que ficou famoso por ter identificado a síndrome de Down . Em 1887, Down apresentou à sociedade médica de Londres a história de dez pacientes que ele chamou, na época, de "idiots savants" ou sábios idiotas, aceito na época em que um “idiota” era alguém com QI inferior a 25.De lá para cá, pouco se avançou no sentido de se descobrir as causas que levam essas pessoas a terem uma memória extraordinária.
O mais famoso Savant, Kim Peek, memorizou mais de 12.000 livros. Descreveu os números de rodovias que vão para qualquer cidade, vilarejo ou condado dos EUA, códigos DDD, CEPs, estações de TV e as redes telefônicas que os servem. Identificava o dia da semana de uma determinada data em segundos. Era mentalmente incapacitado, dependendo de seu pai para suas necessidades básicas. Peek serviu de inspiração para o personagem Raymond Babbit, que Dustin Hoffman representou em 1988 no filme Rain man. Faleceu, aos 58 anos, no dia 19/12/2009 de infarto nos EUA.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Savant
http://medicinaextra.blogspot.com/2008/11/sndrome-de-savant-sndrome-de-savant-uma.html
http://saude.bicodocorvo.com.br/doencas/sindrome-de-savant
http://oarquivo.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2014:sindrome-de-savant&catid=44:qualidade-de-vida&Itemid=128
Nenhum comentário:
Postar um comentário