terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Imagem da Semana - Escarlatina


Paciente de sexo feminino, leucoderma, em idade pré-escolar;

A paciente apresenta exantema difuso de coloração vermelha intensa na face e palidez na área perioral - sinal de Filatow;
Há presença, ainda, de exantema difuso de coloração vermelha nos ombros.


Escarlatina
Escarlatina é uma enfermidade infecto-contagiosa causada por uma ou várias exotoxinas eritrogênicas - estreptoccocus Beta-hemolítico do grupo A, geralmente, Streptoccocus pyogenes.
A escarlatina atinge principalmente crianças, em sua maioria meninos, em idade pré-escolar e escolar, quase sempre sendo uma complicação de faringite/amidalite estreptocócica, surgindo em média 2 dias após destas como uma resposta inflamatória às toxinas produzidas pelas bactérias. As pessoas infectadas pela bactéria apresentam febre alta (38,5°C), náusea, vômitos e odinofagia.
De 12 a 24 horas após o início da febre, surge o sinal característico da doença: o rash cutâneo. Esse rash normalmente se inicia na cabeça e desce pelo corpo, caracterizando-se por numerosas erupções avermelhadas, de 1 a 2 mm, com discreto relevo, que desaparecem à compressão, dando à pele aspecto levemente áspero que costuma se aglomerar nas áreas das dobras, como axilas, virilhas e prega do cotovelo, formando uma linha bem avermelhada - linhas de Pastia. Esse rash tende a desaparecer em 1 semana, ocorrendo então descamações de áreas como mãos, pés, axilas e virilha.
Apresenta sinal de Filatow – exantema difuso na face e palidez perioral, também presente na doença de Kawasaki.
A língua inicialmente é amarela devido à inflamação, mas depois descama e se torna vermelho-viva, com aparência de um morango. Em alguns casos a língua fica com bolhas pequenas.
Também costuma ocorrer adenomegalia cervical e submandibular.
A transmissão acontece através da saliva, por via nasal, tosse, espirros ou ainda através do contato com vestuário e objetos contaminados.
O período de incubação varia de 2 a 5 dias.
O tratamento é através da administração de antibióticos, principalmente a penicilina.
A escarlatina é classificada em leve, moderada, tóxica e séptica. As formas leve e moderada são benignas; enquanto a tóxica e a séptica podem ser fatais. Se não for devidamente tratada, poderá haver hemorragias no estômago, baço e intestino. Há também a possibilidade de ocorrer obstrução das vias aéreas superiores, broncopneumonia, convulsões, inflamação nos rins, infecção nos tímpanos, dores fortes nas articulações e problemas cardiovasculares.
É importate ressaltar que nem todos são sensíveis a essas toxinas, podendo entrar em contato com ela sem desenvolver a doença.


Diagnóstico Diferencial:
  • Sarampo;
  • Exantema Súbito;
  • Rubéola;
  • Eritrema Infeccioso;
  • Mononucleose;
  • D. Kawasaki;
  • Outros diagnósticos devem incluir a possibilidade de alergias ou queimaduras solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário