Gota Tofosa Crônica
Aspectos da Imagem:
- Sexo indeterminado;
- Características de paciente idoso, devido à presença de características senis no dorso das mãos, punho e antebraço;
- Presença de máculas hiperpigmentadas, melânicas, com bordas irregulares, tamanho variável e cor acastanhada;
- Acompanham-se letigos solares ou senis em ambas as mãos, chamadas de lesões malanóticas;
- Nota-se, também, perda da elasticidade da pele, característica da idade avançada;
- Punho semi-fletido;
- Acometimento das articulações interfalângicas proximais, distais e metacarpofalângicas;
- Possível existência de Rizoartrose;
- Possível incapacidade de realizar a extensão dos dedos da mão direita;
- Assimetria das lesões;
- Acometimento de articulações interfalangianas próximais e muito provavelmente de uma articulação interfalangiana distal (dedo mínimo esquerdo).
Gota
Gota é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue -hiperuricemia-, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações.
Esse excesso pode acontecer tanto pela produção excessiva quando pela eliminação deficiente da substância. Sua maior incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente após a menopausa.
Causas
Forma Primária - causa desconhecida,possível componente genético.
Forma Secundária - desenvolve-se em consequência de outra doença ou de alguns medicamentos. Entre as doenças que estão associadas a gota estão as doenças hemolíticas, d. mieloproliferativas (leucemia), psoríase, IR, obesidade, hipertensão arterial e hipotireoidismo. Entre os medicamentos mais comuns estão os diuréticos, aspirina em dose baixa, warfarina, assim como tratamentos naturais como a utilização do óleo de copaíba.
A ingestão de bebida alcoólica é também uma causa comum de hiperuricemia, podendo causar a gota. Embora se dê muita importância a dieta rica em proteínas e gorduras como causa da gota, já se sabe que a dieta é responsável por apenas 10-12% do "pool" de ácido úrico corporal. A maior parte do ácido úrico de nosso organismo é produzido por ele mesmo.
Sintomas
- Inflamação articular evidenciada com calor, rubor, edema e intensa dor;
- Hiperuricemia - nível de ácido >7 mg/dl em homens e> 6 mg/dl em mulheres. ;
- Costuma acometer uma única articulação (geralmente, hálux), mas com a evolução da doença qualquer articulação pode ser acometida.
- Está muito associada a outras doenças potencialmente graves como HAS, dislipidemia, colesterol e triglicérides, diabete e obesidade.
*Tofos Gotosos - são conglomerados de cristais de ácido úrico depositados em alguns tecidos, principalmente na borda da orelha (pavilhão auricular), ponta do nariz e nas superfície das articulações, principalmente dos cotovelos, dos joelhos, das mãos e dos pés.
Referências:
http://www.reumatorj.com.br/doencas/gota.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário