sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Imagem da Semana - Sinal de Guaxinim




- Sexo feminino

- Idade entre 35 e 50 anos

- Faioderma

- Apresenta equimoses periorbiculares bilaterais com maior acometimento do lado direito.

-Ausência de simetria lateral da face, incluindo as regiões parotídeomasseterina, infra-orbitária e zigomática.





Possível Diagnóstico: Fratura de base de crânio - Sinal de Guaxinim

Essas equimoses fazem parte de um das três subdivisões das manchas hemorrágicas, que podem adquirir diversas colorações, de acordo com o tempo de duração. Neste caso, a cor arroxeada indoca tempo entre 18 e 96h de acometimento. A partir do 5° dia, essas manchas começam a desvanecer-se, passando então a uma coloração azulada, seguida de amarelada e por fim, voltando à cor normal.

O Sinal de Guaxinim denota possível fratura de base de crânio, mais propriamente da fossa anterior e freqüentemente resultam de um ferimento de queda, podendo decorrer também de falta de nutrientes no sangue ou problemas de coagulação.



Diagnóstico Diferencial


  • Neuroblastoma: trata-se de uma doença em que as células malignas do câncer são encontradas em determinadas partes do sistema nervoso periférico, desde a região do cérebro até coluna, tórax e abdômen, sendo mais comuns nas glândulas adrenais. Manchas escuras ao redor dos olhos pode ser um possível sinal diagnóstico de neuroblastoma.

  • Amiloidose: doença rara que afeta o fígado progressiva e geralmente incurável, que ocorre quando há acúmulo, ao redor dos vasos sangüíneos (principalmente capilares, dada a baixa velocidade de circulação sanguínea), de pedaços de proteína dobrados em uma configuração altamente estável (em folhas de pregueamento "beta"). Essas proteínas são produzidas na medula óssea em conseqüência a uma série de doenças, o que torna a amiloidose não uma doença em si, mas uma manifestação de outra doença. Os órgãos mais afetados são o coração, rins, trato gastrintestinal e sistema nervoso central, mas pode afetar também língua, músculos, pele, ligamentos, articulações, baço, pâncreas e, claro, o fígado. Alterações neurológicas, como espessamento, mudança de cor e púrpura ao redor dos olhos é um sinal de amiloidose

6 comentários: