terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tentativa de ressuscitar o blog - Número 1

Olá,

nós sabemos, andamos meio sumidas daqui. A vida anda corrida, muita coisa para estudar e pouco tempo disponível para blogar. Mas o melhor é que nesse tempo surgiram várias histórias interessantes para contar e refletir, e que merecem um post oficial. O casamento da Graci, que levou todas nós aos confins do RS e que rendeu minha primeira multa, um pneu vazio e uma (quase) catapora na Talita; professores variados; provas que demoraram 57 dias para serem entregues (sim! 57 dias!); nossas bactérias e camundongos; nossos pacientes e suas histórias; nossos estetos esquecidos em casa; nossos aniversários épicos e os "presentes", digamos, que um tanto, inadequados; eu tentando entender como se faz um layout de blog; o Rondon, ou seja, váááárias histórias que devem (e vão!) ser contadas aqui!



Afinal, necessário ou não?




Momentos "esqueci que faço Medicina"




Nossos aniversáros históricos




A noiva!



Road Trip Tapejara




Então, stay tuned on esquecimeuesteto.blogspot.com!!! hahaha

Beijos ;**


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Imagem da Semana - Coiloníquia



A imagem mostra três dedos de uma mão possivelmente masculina, entre 40 e 50 anos, de paciente leucodermo, com uma deformidade saliente nas unhas.
As unhas do paciente apresentam as bordas laterais retorcidas, fissuras mediais e coloração atípica, levemente cintilante.
A função primordial das unhas é a proteção, mas também auxiliam na preensão, agressão e sensibilidade. As doenças das unhas são comuns, mas a sua aparência pode sugerir uma doença sistêmica subjacente. As doenças ungueais podem estar associadas a várias doenças de pele (psoríase, eczema), doenças sistêmicas, podem ocorrer após trauma externo ou ser efeito adverso a uma medicação. A causa mais comum da doença ungueal é a infecção, que é causada principalmente por fungos (onicomicose) e, com menor frequência, por bactérias.

Coiloníquia
Coiloníquia ou ‘unha em forma de colher’ é deformidade grave, porém comum na qual a placa ungueal - que normalmente possui contorno convexo - é substituída por uma concavidade central e as margens laterais e distais ficam voltadas para cima. É mais comum nas unhas das mãos do que nas unhas dos pés, apresentando unhas finas e frágeis.
A principal causa de seu aparecimento é a anemia ferropriva, e, ocasionalmente, pode ocorrer nos indivíduos com hemocromatose. Pode ocorrer também por trauma, exposição constante das mãos a solventes derivados de petróleo ou síndrome do cotovelo-patela-unha (hipoplasia de patela/cotovelo, anormalidades renais e esqueléticas).
A coiloníquia pode ser herdada como traço autossômico dominante ou pode estar associada com outras patologias como psoríase, hipertireoidismo e mixedema. Pode ocorrer em recém-nascidos, sendo que nestes costuma desaparecer nos primeiros 5 anos. As unhas costumam retornar ao seu estado normal após o tratamento do fator desencadeante.

Anemia Ferropriva
Estima-se que 90% das anemias sejam causadas pela deficiência de ferro.
O Ferro é um nutriente essencial para a vida sendo o principal componente da hemoglobina.
Nas crianças a principal causa de anemia ferropriva é o aumento da demanda de ferro e sua ingestão insuficiente, que ocorre mais freqüentemente nos bebês em aleitamento artificial ou após os seis meses de idade mesmo naqueles que recebem aleitamento materno.
Já nos adultos a causa mais comum de anemia ferropriva é a perda crônica de sangue, nos homens, mais freqüentemente, pelo trato gastrintestinal e nas mulheres, pelo sangramento menstrual. A causa da anemia deve ser sempre investigada, pois a perda de sangue pode ser desde de uma causa benigna, como por exemplo, o uso de aspirina, até uma causa maligna, como um câncer no intestino.
A anemia ferropriva, é um estado no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.
Causas:
  • Insuficiente ingestão de alimentos fontes de ferro;
  • Insuficiente absorção de ferro ingerido devido a problemas alimentares;
  • Gravidez e crescimento;
  • Enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou qualquer outras enfermidades que causem hemorragias;
          Sintomas:
As pessoas anêmicas geralmente sentem-se fracas, cansadas, sonolentas e com dificuldades respiratórias.Crianças podem inclusive apresentar dificuldade de aprendizagem.

Referências:
SITTART, J.S.A; PIRES, M.C. Dermatologia para o Clínico. 2ª ed. São Paulo: Lemos editorial, 1998.
PORTO, C. C. Exame Clínico: Bases para a Prática Médica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.